quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moda para Gordinhos

Fruto dos apelos da mídia que exibem corpos esculturais em todo e qualquer veículo de comunicação, a ditadura da magreza é realidade também entre os homens. Porém, alheios a esses padrões, são muitos os gordinhos felizes com o espelho. A moda é uma ferramenta importante na construção da imagem e da autoestima, pois pode esconder ou desviar a atenção de detalhes salientes que não agradam. Para isso, é preciso conhecer o próprio corpo e analisar o que sobressai na roupa para encontrar alternativas de amenizar visualmente este incômodo. Inclusive os mais magros – que não querem evidenciar a barriguinha fora de forma – podem aplicar as seguintes dicas:

Conheça o seu manequim

  Saiba e assuma a numeração ideal para o seu corpo. Não tenha vergonha de pedir um número maior ao vendedor, caso seja necessário. É freqüente a diferença nos tamanhos entre as marcas, portanto não deixe de comprar uma peça bacana porque a sua numeração habitual não serviu. Roupas justas são inimigas dos gordinhos, pois além de incomodar, marcam o corpo e denunciam tudo o que você quer esconder, enquanto as largas te fazem parecer maior do que você realmente é. O tamanho certo é o que deixa a roupa próxima ao corpo sem marcar.

Invista em cores escuras

As cores escuras, como o preto e o marinho, são ótimas aliadas para disfarçar a circunferência da barriga e esconder os pneuzinhos.  Embora muitos ignorem essa dica, as cores escuras afinam a silhueta e tiram a atenção da área que você quer omitir. Para fugir de repetições, não abuse demais do preto e use outras cores, com o cuidado de escolher tons escuros, principalmente nas áreas mais protuberantes do seu corpo.

Prefira estampas centrais

As estampas no centro do tórax e na altura do peito disfarçam a barriga, pois estrategicamente direcionam o olhar para outro ponto e chamam toda a atenção para o desenho. Além de ser uma possibilidade de variar, sem ficar preso ao uso de camisetas lisas que dão a impressão de um look monocromático.

Não esconda o pescoço

As golas em U e V alongam o pescoço e dão a impressão de um tórax mais longilíneo, o que corrige a proporção entre o volume da barriga com o comprimento do tronco. E afinam o rosto, pois golas muito próximas ao pescoço – como a careca – ou as que o cobrem totalmente – como as rulê – evidenciam bochechas e barriga.

Esqueça listras horizontais

Não é mito que listras horizontais causam a impressão de silhueta larga, de barriga maior. Na verdade, as listras horizontais evidenciam o volume real da barriga, pois cobrem toda a sua largura.  Portanto, fuja destas. Já as listram verticais alongam a silhueta e dão a impressão de um corpo mais esguio, pois causam o efeito visual de achatar o tórax, e com isso escondem a largura da barriga.

Crie duas linhas verticais

 
Com blusa zipada, colete, blazer ou camisa aberta por cima da camiseta, crie duas linhas verticais no tórax próximas ao seu corpo. Dessa maneira, a peça esconde os pneuzinhos laterais, pois promove uma ilusão ótica que tira o foco das laterais e o transfere para o centro do corpo, que te faz parecer ser mais estreito. É importante ficar atento para não escolher peças muito largas ou apertadas, senão não funciona. Para variar nas cores, nesse caso, prefira tons claros na camiseta e tons escuros para a peça que irá cobri-la. O visual não fica pesado, pois não é composto apenas por cores escuras, e ninguém vai sacar que essa é uma alternativa para alinhar a silhueta. Vai parecer que você é descolado e cheio de estilo.

Alongue as pernas

Criar unidade de cor entre calça e sapato, de modo a fundir uma na outra, causa a impressão visual de perna alongada. Ou seja, o corpo não fica fatiado em tronco, perna e pé. Com isso, as pernas parecem mais finas e você parece mais alto. Mas não crie ilusões, é apenas a sensação visual de quem vê, e essa é apenas mais uma alternativa para equilibrar visualmente as proporções do seu corpo.

Chame a atenção para o rosto

Ter um bom corte de cabelo, uma armação de óculos bacana, sorriso bem cuidado e pele bonita, são alternativas para chamar a atenção para o seu rosto e deixar o corpo em segundo plano. A beleza começa na cabeça. Seguindo essa lógica, rosto bonito tem mais pontos que  corpo sarado.
 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário